
Vitamina C - Os benefícios para uma pele jovem, firme e sem manchas
O que é a Vitamina C?
A vitamina C é uma poderosa arma no combate ao envelhecimento, ela neutraliza os radicais livres e estimula a formação e síntese das fibras de colágeno, mantendo a pele firme, jovem e protegida até dos raios UV. Ela também favorece o clareamento de manchas, sendo um ótimo despigmentante. Isso sem falar no efeito cicatrizante.
Para que serve a Vitamina C?
Além de combater os efeitos nocivos do sol, da poluição, do tabagismo e do estresse, a vitamina C também previne o aparecimento de radicais livres.
A vitamina C pode ser usada por todos, desde que se escolha corretamente o tipo de formulação. Em peles oleosas, geralmente, é melhor optar pela substância na forma de Sérum. Já em peles mais secas, sensíveis, devem fazer uso de formulações mais cremosas.
Antes de adquirir um produto que contenha vitamina C como princípio ativo, é preciso conferir a fórmula para checar sua concentração. Em geral, no uso tópico, os produtos têm diferentes concentrações, que podem ir de 6% a 20%. "Os produtos que contêm vitamina C (ou ácido L-ascórbico, o nome químico nas formulações) a 10% têm demonstrado efeitos bastante positivos no tratamento do fotoenvelhecimento. Entretanto, com esse percentual a vitamina C comumente só é encontrada em produtos manipulados, prescritos por médicos especialistas que avaliam as condições e necessidades da pele do paciente", nas peles sensíveis, o ideal é começar com 6%. Já para quem tem uma boa tolerância, pode-se usar a de 20%.
Recomenda-se o uso pela manhã, antes do filtro solar. "A vitamina C previne os radicais livres das luzes visíveis (claridades dos ambientes) e dos raios infravermelhos, que estão presentes em qualquer aparelho que gere calor, além da própria radiação solar. Em diversos estudos, foi identificado que ela perdura por mais de 24 horas ativa na pele, então, não há uma necessidade de reaplicação. A indicação, portanto, é uma vez ao dia. O excesso não alterar os resultados". A vitamina C também é uma boa opção para aqueles que não podem usar ácidos ou ainda se expõem muito ao sol: "Mas apesar de ser considerada fotoprotetora, ela deve ser sempre associada ao uso do filtro solar".
Contra-indicações da Vitamina C
Para uso tópico, não há restrições, a menos que a pessoa tenha alergia à vitamina C, ou a algum conservante e estabilizante do produto. A vitamina C, inclusive, é permitida em grávidas, mas apenas a partir do segundo trimestre da gravidez. Já na ingestão, o exagero na suplementação (acima de 3g/dia) pode causar diarreia e alterações gastrointestinais, aumento de ácido úrico e cálculos renais. O seu efeito antioxidante pode ser revertido em oxidante dependendo da dose. E quem tem histórico de pedra nos rins e gota não deve ultrapassar 1g/dia!